Cruzando o Mar do Norte

segunda-feira, setembro 25, 2017


Tive alguns dias de folga em agosto e decidimos fazer uma mini viagem antes do meu aniversário. Mini mesmo! Fomos de navio para a Inglaterra e passamos um dia em Newcastle. Esqueça todo o glamour que você imagina num navio. Esse é um serviço simples e barato. A maioria das pessoas usa esse navio/balsa para cruzar o mar do norte com seus carros e uma outra parte são ingleses bêbados. O Rudy e eu estávamos perdidos entre esses dois grupos.



O navio saiu de Ijmuiden, na quinta-feira por volta das 17:30. Aqui já venta muito, mas nesse dia o vento estava mais chato ainda. Logo que desacatramos já vi que ia dar merda. Foram quase 18 horas de viagem estilo barco viking do Play Center. O título do post deveria ser "onde fui amarrar minha vaquinha holandesa". Queria fazer um vídeo para registrar o desespero, mas não consegui parar em pé. Eu que sou a louca dos remédios, nem pensei na possibilidade daquele navio gigante balançar tanto e nem pensei em comprar nada para a viagem. Por sorte, o pessoal do navio tinha remédio para enjoo, mas foi tão punk que não ajudou muito. Só fiquei muito "grogue".


Chegamos em Newcastle pela manhã e um ônibus nos levou até o centro da cidade. Que cidade fofa! Adoro a vibe inglesa e forçar um sotaque posh britânico é tão divertido. Pena que nós parecíamos dois bêbados pelas ruas ainda sob efeito dos comprimidos. Mesmo depois de sair do barco, parecia que o chão estava mexendo... poderíamos ter aproveitado mais se não fosse essa estranha sensação.

Mas focando nas coisas boas, tomamos café da manhã no Pink Lane Coffee e só isso já valeu o sufoco da viagem. Adoro esses cafés pequenos cheios de criatividade na decoração e na forma de servir. Mas não adianta só ser bonito. O café tem que ser bom e acredito que o Pink Lane seja o único espresso bar com café especial na cidade.



Como passamos o dia todo comendo, claro que não poderia faltar Fish and Chips! Almoçamos no George's Great Kitchen que fica dentro de um shopping. O ambiente te leva para as praias inglesas e os pratos são lindos. Nossa batata frita foi servida numa pá dessas de brincar na areia. E o menu infantil é servido num baldinho. Achei muito fofo! Já que eu estava me sentindo muito mal para acompanhar com uma boa cerveja morna a la inglesa, pedi uma ginger beer que é uma espécie de refri com sabor de gengibre. Li uma vez que gengibre ajuda a controlar enjoo, então caiu muito bem.
Mas foi nesse restaurante que eu me dei conta de que meu inglês anda bem mal das pernas! Como esse povo fala enrolado e rápido! Nós não entedemos muito bem a galera de Newcastle.

O tempo passou voando. Passeamos pelas ruinas do castelo, entramos em algumas igrejas, visitamos o campus da universidade e voltamos para o navio com uma caixa de doughnuts. Eu tinha até cogitado voltar de avião, mas como isso me custaria muito eu encarei o navio novamente.

Para minha surpresa a volta foi uma delícia. Jantamos tomatinhos, cenourinhas e pepinos com hummus vendo o pôr do sol e admirando o mar do norte.  Chegamos cedinho em Ijmuiden e voltamos para casa felizes e aliviados.

Vale a pena fazer esse tipo de passeio? Não dá pra fazer milhares de coisas num cruzeiro assim. Seria mais legal ficar uma noite em Newcastle para curtir um pouco mais a cidade. Como eu não tinha mais dias de folga foi o que conseguimos fazer, mas eu não recomendo uma viagem tão longa para passar somente um dia no destino. Valeu a aventura! O legal mesmo desse navio é poder cruzar o mar com o carro a bordo e continuar a viagem de carro. Só entro nesse navio novamente se for para ir para a Escócia de carro e já estamos planejando.


Tirei pouquíssimas fotos durante essa viagem. E as que consegui tirar saíram tortas e fora de foco. Exatamente como eu estava me sentindo! 

Para quem quiser encarar essa aventura, o nome da empresa é DFDS e eles fazem diversos trajetos. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Carol, esse é exatamente o tipo de programa de índio que eu e Mati adoramos fazer pra depois se arrepender HAHAHA... Achei a ideia fantástica. E sim, sempre tem um lado que é quando o mar fica batido, acho que não tem muita escapatória. Mas que bom que a volta foi mais sossegada e deu pra aproveitar melhor. Adorei a ideia, e adorei as fotos de Newcastle.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Carol, não tenho a manha de fazer um passeio desse não. Fiquei enjoada só de ler! Não me dou bem com barcos e esse é o tipo de transporte que menos gosto de ter que usar - se puder evitar, evito. Sempre me falam que navio grande, desses de cruzeiro, não dá tontura, mas eu duvido. Bom, mas pelo menos vocês aproveitaram um pouco e a volta não foi ruim!

    ResponderExcluir

Rutger no YouTube