40 dias sem carne

sexta-feira, julho 14, 2017


Alguns meses atrás participei de um desafio de sustentabilidade com o Rudy. A agência que ele trabalha é super envolvida com as questões ambientais e decidiram lançar o desafio interno e os partcipantes iriam vlogar as mudanças do estilo de vida. Tinha desafio de manter o aquecedor da casa bem baixo, não usar o carro, usar somente produtos locais, cronometrar o banho e o desafio que escolhemos: não consumir proteína animal. E assim fomos vegetarianos por 40 dias.

Eu sempre amei carne,mas sempre admirei vegetarianos pela determinação. Não comer coxinha por exemplo é só para os fortes! Quando penso nos animais eu fico sim encucada com todo sofrimento que causamos e me dá uma certa vergonha de gostar de carne, mas a verdade é que quando eu sinto aquele cheiro de bife eu logo esqueço de tudo isso e como com gosto. Sempre comi carne de todo tipo e sempre achei gostoso e nunca tive nojo de preparar.


Nosso prato brasileiro: arroz, feijão, salada e bife. Hmmm que delícia! A questão é que muitas vezes pensamos que um prato balanceado precisa de uma carne qualquer. O que precisamos na verdade é de uma proteína e as fontes vão muito além dos bichos. Gente, não sou expert no assunto e essa é apenas minha opinião, ok?

Nesses 40 dias pudemos explorar mais nosso paladar e experimentar outras formas de proteína. No começo foi difícil! A primeira semana se resumiu em FOME, mas depois vieram os benefícios: intestino funcionando a todo vapor, me senti leve e acabei até emagrecendo um pouco. Uma amiga virtual que é vegetariana há anos deu a dica de não descontar nos carboidratos e comer muita fibra e no final das contas juro que foi mais fácil do que eu imaginava! A única vez que eu estava louca por um hambúrguer e quase chutei o balde foi um dia de ressaca brava. Mas aí fiz uma versão vega e dei uma enganada no buraco no estômago! Não é a mesma coisa, mas eu tive foco!


A parte mais difícil foi comer na casa de amigos e família. Fico meio sem graça em dizer que não como isso ou aquilo... sempre aprendi a comer de tudo e não sou nem um pouco chata. Sou daquelas que ama jiló e come até dobradinha...

Mas ao final do desafio nós dois chegamos a conclusão que comer menos carne não é o fim do mundo. Fiquei até surpresa quando o Rudy (super carnívoro level homem das cavernas) sugeriu continuar a dieta vegetariana pelo menos em casa. A famosa Meatless Monday está aí pra isso: um dia na semana sem carne já ajuda o planeta. Imagina 4 ou 5? Decidimos então evitar comer carne (principalmente vermelha) em casa e deixamos para quando comemos fora ou na casa de amigos. Essa é nossa contribuição com o meio ambiente. E acreditem! Faz muita diferença! Muito mais do que tomar banhos curtos, ir de bike e afins... 

Depois de ter assistido o documentário Cowspiracy eu tinha ficado com essa pulga atrás da orelha. Agora não era somente a dor dos bichinhos, mas também a questão ambiental. Quem sabe um dia conseguimos eliminar totalmente do nosso cardápio, mas por enquanto vamos contribuindo dessa forma.  


Essas foram algumas das nossas refeições vegetarianas durante os 40 dias do desafio.


Shitake com cebola roxa, shoyo e cebolinha

                                             Curry Thailandês de "frango" de soja com arroz
Ervilha, pizza de berinjela e nuggets de soja

cenoura, brócolis e hambúrguer de grão de bico

                                    Arroz frito indonês (nasi) com bolinhas de "carne" de soja e ovo frito
Cogumelos recheados com purê de batata doce

Salada com falafel e iogurte

Pad Thai com tofu, amendoim e omelet

Sopa de lentilha rosa e abóbora

Sogrinha que fez: macarrão com molho de espinafre e ovo cozido


Abóbora e abobrinha refogadas com grão de bico e queijo de cabra

 



You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu sempre admirei também os vegans pela determinação. Devo dizer que ser vegetariana nunca passou pela minha cabeça. Meus pais são nascidos na roça, sempre tivemos fazenda, e eu já torci pescoço do frango e participei do abate do gado, rs, então também nunca me sensibilizei com documentários - não porque sou insensível, mas porque fui criada num ambiente zero xucro, mas em que animais faziam parte da subsistência. Corta pra Suíça: carne caríssima. Estou aqui quase vegetariana mas não por opção, haha. Carne vermelha é só carne moída muito de vez em quando, comemos mais peixe e frango, e ainda assim, uma ou duas vezes na semana no máximo. No começo senti falta, inclusive senti fraqueza, sabe. Hoje em dia estou adaptada, bem, e ainda que não tenha sido por escolha, sinto feliz de alguma forma estar contribuindo. Agora devo dizer que seus pratos nos stories do IG sempre me deixaram com água na boca, e eu não vou ligar não se você resolver postar receitas nesse blog hahaha.. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui carne também é um absurdo! Peixe também não é muito barato não! Ontem deu muita vontade de comer um bife e eu fiz mas paguei 7 euros por dois pedaços super pequenos! Vamos ver se rola algumas receitas por aqui! Mas eu praticamente pego as receitas do site do supermercado :) beijos!

      Excluir

Rutger no YouTube